O alerta do Dia do Soldado

O alerta do Dia do Soldado

*Paulo Ricardo da Rocha Paiva

 Nada contra negociar caças, helicópteros e submarinos com a França ou outro país qualquer. Afinal de contas, não produzimos nada mesmo em termos de armamento convencional que seja capaz de fazer frente ao aparato bélico, de última geração, dos atores com potencial para representar alguma ameaça ao País, o que nos impede tiranicamente de partir do zero. Todavia, os invejáveis recursos naturais do País como riquezas minerais, mananciais hídricos, energéticos, flora, fauna, biodiversidade, enfim, aí estão, esbanjando fartura sem par, incomensurável mesmo, em um mundo cada vez mais carente, sem que disponhamos das mínimas condições de seu repasse incólume para as novas gerações de brasileiros.

 

Que não se duvide, os caprichos dos cinco grandes encastelados no Conselho de Segurança da ONU são cada vez mais imprevisíveis. Uma tendência natural, entretanto, já está a se delinear, não escapando à percepção do observador mais arguto.

 

Um desiderato acomodatício está envolvendo o grupelho de poderosos, ganhando contornos de um “colegiado ditatorial” de molde a mantê-los, de comum acordo, ad eternum, impondo as regras do jogo.Governantes, políticos, intelectuais, o povo deste País como um todo, porém, ainda não se deu conta de que os butins para o regalo daquele “quinteto de leviatãs” são os pisados pelos nossos pés!

Ninguém ainda atinou que necessitamos, para ontem, de um poder de dissuasão definitivo e imediato. As impertinências do tão propalado “eixo do mal” não são nada se comparadas à mortandade das duas guerras do Iraque e a do Afeganistão.

Afinal de contas, quem matou mais até agora, Bush ou Sadam, Barak ou Ahmadinejad? Só a 4ª Frota/USA dispõe de 60 helicópteros e queremos negociar 50 com os franceses; conta com mais de 100 caças em seus porta-aviões e se pretende adquirir 36 na mesma fonte. Em sendo assim, a única arma capaz de evitar desatinos por parte da “santa aliança” é um artefato bélico definitivo, por mais rudimentar que seja, com capacidade para desencorajar a concentração de forças de uma “coalizão de soldados universais imbuídos de desígnios humanitários e em nome da tão invocada comunidade de internacional”. A Coreia do Norte sabe disso e o Irã está correndo atrás, só o Brasil continua “dormindo em berço esplêndido”. 

(*) Coronel de infantaria e Estado-Maior/RR

Disponível em: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=38065&codp=1451&codni=3

 

Anúncios

Publicado por

lutatotal

URUBICI SC - Natural de Santiago do Boqueirão RS. Jornalista Freelancer - Blogueiro, Mtb-DRT 004028SC. Sem filiação Partidária

5 comentários em “O alerta do Dia do Soldado”

  1. O ARTIGO SE INSERE NA “CAMPANHA PELO REAPARELHAMENTO DAS FORÇAS ARMADAS E DEFESA NACIONAL”, ENCETADA POR OFICIAIS DA RESERVA DO EXÉRCITO. PARA ONDE IRÃO OS “SOLDADOS UNIVERSAIS” APÓS A EVACUAÇÃO DO IRAQUE E DO AFEGANISTÃO? PRECISAMOS DISSUADÍ-LOS DE SE VOLTAREM PARA O NOSSO PAÍS!

    1. Coronel Paulo Ricardo, de fato é uma iniciativa importante para o Brasil que mais do que nunca precisa estar preparado militarmente contra a cobiça internacional em nossos recursos naturais, incluindo aí a amazonia nacional com objetivos a sua internacionalização. Bravo!

      1. Prezados de “luta total”. A campanha é de todos nós e o blog pode fazer muito por ela . Já pensaram em mandar estas matérias para o diretórios das universidades(poderia ser iniciado o esforço pelas federais)solicitando aos seus diretóriós para que fizessem seus comentários e formulassem perguntas sobre os assuntos envolvendo as ameaças que nos rondam?

      2. Bravo Coronel, com certeza esta proposta será levada em consideração. Dentro de certo tempo estarei encaminhado a alguns diretorios o tema mencionado. Mais do que nunca, o Brasil precisa estar preparado contra qualquer sanha imperialista na tomada de nosssas riquezas e parcela do territorio nacional, nesta caso, a ambicionada Amazônia brasileira. Meus cumprimentos pela sua materia.

  2. Prezados de “Luta Total”
    Já fizeram o encaminhamento para os diretórios da universidades federais. Eu me proponho a discutir o assunto, através deste blog, com os estudantes que se manifestarem.Selva! Brasil acima de tudo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s